Páginas

3 de novembro de 2010

O Playback Pode Ser Uma Boa Opção.

Estimados irmãos:
Como vocês sabem, sou músico de formação; desde os 6 anos estudo Piano e Teclados.
Dos 13 anos aos 18, fui "rato" da Orquestra sinfônica do Recife PE e posteriormente fui convidado para reger a Orquestra Evangélica do Recife; participei de muitos eventos musicais, fiz Bacharelado em Música e dois mestrados na área de Composição e Arranjos; hoje rego o Grande Coral da Mocidade da AD em Recife (por 26 anos) além do garboso Coral Masculino. (são 30 anos!)
Fiz este preâmbulo, não pra ficar em destaque, mas para dar força e equilíbrio a este assunto.
Durante estes anos participei de vários eventos, recitais, concertos de louvor, festivais e, muitas vezes contratado especificamente para organizar uma banda com metais, ou uma boa orquestra.
Indiscutivelmente, fazer ao vivo é extraordinário, é prestar nosso culto de louvor, sacrifício de adoração, porém.... e este é o problema, o maior desafio de fazer ao vivo é instrumental exageradamente forte (coisa de músico amador) muitas vezes subtonado (coisa de ouvido ruim) e a pior: esquece o que é ser um levita (servo).
Durante estes anos, tenho usado também com desenvoltura, os bons PLAYBACKS, de preferência muito bem orquestrados, equilibrados (os de origem norte americana são fantásticos) muitas vezes por não ter disponibilidade de um bom grupo instrumental; neste caso, vale a pena o uso do PLAYBACK; mas você tem que ter domínio e equilíbrio da combinação coral ou vocal versus o acompanhamento pré gravado como também, o grupo deve alcançar o nível do acompanhamento, isto é, o ritmo e afinação e acima de tudo, bom gosto!
Equilíbrio e bom senso são a minha discreta opinião; se possível, vamos louvar ao vivo; mas se o resultado final é fraco ou mera exibição um bom PlayB pode ser uma solução.
Espiritualidade se sente pela sua vida não pelo uso ou não do PlayB.
Igualmente, conheço muitos bons músicos que se inpiraram em bons PBs para estudarem algum instrumento e hoje são bons instrumentistas.
Sempre estarei aberto às vossas sugestões e comentários.

Um comentário:

  1. ola flavio meu nome é Rogerio estou em natal, mais sou de olinda onde fui Regente do coral juvenil olinda 7ºR/O, preciso ver algun material contigo. Meu e-mail é: r.b.representacoes@hotmail.com
    um abraço.

    ResponderExcluir