Páginas

O MAESTRO

 

Flavio Roberto Varela Torres nasceu no dia 23 de outubro de 1955, na cidade de Barraquilla - Colômbia, e é filho do casal Pedro Lourenço Torres e Joana D'Arc Varela Torres.

A família que é brasileira estava residindo naquele país em função das atividades de Pedro Lourenço que era funcionário da OMS (organismo da ONU). Voltou para o Brasil em 1968.

Flavio Torres começou seus estudos na área musical com apenas 6 anos de idade. Aos 14 regeu seu primeiro coral  e aos 20 foi convidado pelo idealizador da Orquestra Evangélica do Recife, radialista Silvino Sylvestre, para ser o regente do grupo.

Vocacionado por Deus, aos 17 anos Flávio Torres começou seus estudos superiores de música no Seminário Teológico Batista do Norte.

Aos 18 foi aprovado no vestibular de Medicina da UFPE, curso que depois interromperia, o que o levou a se dedicar mais ainda no ministério da música. Segundo Flávio, era Deus orientando o rumo de sua vida.

Em 1983 iniciou um curso de Mestrado na área de Composição e Regência com os professores: Ralph Manuel, Fred Spann e Maria de Lourdes, entre outros; e em 1998 iniciou o seu segundo mestrado (Administração Musical) sob orientação da Dra. Cleide Dorta Benjamim. As duas especializações foram realizadas no STBNB.

Em 1996 ingressou no curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de Pernambuco.

Com mais de 30 anos de atuação no âmbito da Assembléia de Deus no Recife, tem sido o maestro do Coral Masculino do templo central, desde sua fundação em 22 de outubro de 1978 e também do Grande Coral da Mocidade, igualmente desde sua fundação em 30 de julho de 1981.

Atualmente, Flavio Torres é o Diretor do Departamento de Atividades Musicais (DEAM) da Assembléia de Deus no Recife, sob a presidência do Pr. Ailton José Alves.
O maestro também atua como apresentador na Radio Boas Novas, onde dirige o programa Hinos Maravilhosos.

Querido pelos colegas da área musical, respeitado no meio evangélico no Estado de Pernambuco, no Brasil e também no exterior, Flávio Torres é considerado um dos expoentes da boa música evangélica.